Your web browser is out of date. Please upgrade it for a better experience viewing this website.

Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD/CIPD ou Cairo) convocada sob os auspícios das Nações Unidas, foi realizada no Cairo, Egito, de 5 a 13 de setembro de 1994. Reuniu representantes de mais de 180 governos e 1.254 organizações não-governamentais.

A IWHC estava ciente de que a CIPD oferecia uma oportunidade única de reconhecimento público da força e capacidade crescentes do movimento internacional de saúde da mulher. Essa conferência apresentou às organizações da mulher a oportunidade de destacar seu papel como participantes na comunidade mundial e de formar os valores, estrutura e direção das políticas demográficas no século XXI. Em colaboração com a Cidadania Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA), nossa colega brasileira, a IWHC organizou uma conferência internacional para ajudar a preparação da CIPD. As 215 mulheres que se reuniram nessa conferência preparatória no Rio de Janeiro produziram uma declaração de 21 pontos para assegurar que as perspectivas e experiências da mulher fossem levadas em consideração e implementadas na CIPD. Durante o ano, a IWHC colaborou na participação de promotoras da saúde reprodutiva financiando a participação de 85 colegas numa reunião preparatória na Sede da ONU em Nova Iorque e na própria CIPD.

O Programa de Ação, aprovado por 179 governos, assinalou uma nova compreensão entre as entidades mundiais, ou seja, que a população e o desenvolvimento estão inextrincavelmente ligados e que a atribuição de poder à mulher é a chave de ambos. E, pela primeira vez, a saúde reprodutiva e sexual e os direitos da mulher tornaram-se o elemento central de um acordo internacional sobre população e desenvolvimento.